Sunday, September 7, 2014

Agua Brasil capacita produtores

Em MS, Água Brasil capacita produtores em boas práticas agropecuárias

 1  0  2

02 Setembro 2014  |  0 Comments
Há 20 anos, o casal de agricultores Claudinei Pecois e Maria Leonidia Thaler acompanha as mudanças ecológicas nos entornos da bacia do Guariroba, a 50 quilômetros de Campo Grande. Os tempos são outros: os mananciais já não possuem a mesma capacidade hídrica e o solo está cada vez mais degradado, devido à pastagem e à falta de consciência ambiental.

Por isso, há cinco anos, o casal se uniu a outros produtores rurais da região e a instituições e programas, como o Água Brasil, para promover uma mudança de comportamento e implementar práticas sustentáveis na agricultura, na pecuária e em outras atividades.

“Desde que começamos a cuidar da nossa propriedade, sempre nos preocupamos com o lado ambiental. No entanto, não conseguíamos ter 100% de práticas sustentáveis sem conhecimento técnico. Depois do Água Brasil, me sinto mais preparado para recuperar a pastagem, plantar mais árvores e fazer o que for preciso para cuidar e preservar o Guariroba e a nossa região”, diz Claudinei.

Foi justamente na propriedade do casal que o Programa Água Brasil promoveu uma capacitação de produtores, no dia 23 de agosto. Com a presença de 30 proprietários de terras, produtores e funcionários, o evento trouxe pesquisadores da Embrapa Gado de Corte para falar sobre boas práticas agropecuárias e discutir qual é a principal necessidade da comunidade para desenvolver um negócio sustentável e rentável.

Para o engenheiro civil e também presidente da Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba, Wardes Antonio Lemos, este evento foi muito importante, pois além de oferecer conhecimento técnico para os produtores para torná-los mais conscientes e responsáveis, ainda promoveu a união da comunidade, que é essencial para a conservação da bacia.

“Para mim, é muito gratificante acompanhar a mudança e ver nossa terra sendo recuperada. Quando a gente atinge a maturidade, pensamos nos filhos, nos netos e nas próximas gerações que poderão usufruir dessa terra. E só conseguiremos isso se nos unirmos”, orgulha-se Wardes.

Ao final do evento, foi aberta uma discussão com todos os participantes para entender quais são as principais necessidades de cada um para que possam ser discutidas nos próximos eventos e oficinas, que serão realizados pelo Água Brasil até o fim deste ano.

“O alinhamento das demandas dos produtores é o primeiro passo para um programa de capacitação efetivo, construído de forma colaborativa, para conseguirmos abordar os temas técnicos de acordo com a necessidade de cada um”, finaliza Flávia Accetturi, analista de Conservação do Água Brasil, pelo WWF.

O Programa Água Brasil, uma parceria do WWF-Brasil com o Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil e a Agência Nacional de Águas (ANA), atua na região pela conservação do Córrego Guariroba, responsável por abastecer cerca de 60% da população de Campo Grande (MS).

No comments:

Post a Comment